Click no botão inicio ao lado esquerdo ou uma das guias

Para visualizar as últimas notícias

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Grupamento de bombeiros voluntários fazem apresentações educativas em Escola Estadual de Alagoa Nova -PB

Noções básicas dos primeiros socorros, todas as técnicas que devem ser adotadas em situações de risco foram explicadas aos estudantes
Foto com técnico administrativo Robson Elias, PM Presidente do grupamento José Valderedo e bombeiros voluntáriosque estiveram presentes na escola Professor Cardoso
Nesta quarta–feira (28), a escola Estadual do Ensino Fundamental Professor Cardoso, localizada na cidade de Alagoa Nova-PB, recebeu o agrupamento de Bombeiros Voluntários da cidade de Areia-PB. Na ocasião os alunos puderam presenciar simulações dos diversos procedimentos relativos ao atendimento de primeiros socorros, atenções básicas na prevenção de acidentes e apalestras sobre seguranças.

A ideia de promover apresentações diferenciadas na escola partiu da Professora de educação física Maria de Fátima Frutuoso Diniz, Segundo Fátima, o objetivo é promover momentos de descontração unida a muita informação e atenção básica em situações emergenciais. “Tenho trabalhando primeiros Socorros com os alunos desde o início do ano letivo e após presenciar uma apresentação dos bombeiros voluntários pensei que seria interessante tê-los como colaboradores na escola, essa ação é apenas a primeira de muitas que poderão acontecer” ressaltou a professora.

A sede do Grupamento dos bombeiros voluntários fica localizada na cidade de Areia-PB, os ilustres colaboradores sociais são comandados pelo Policial Militar José Valderedo da Silva, que também é presidente do comando voluntário. 

O Voluntário e Vice-Presidente do grupamento Jéferson Cândido mostrou muita perícia e técnica em sua apresentação. O jovem tem diversos cursos em atendimentos emergenciais e participou de treinamento especial com o Bope. “Os bombeiros voluntários estão preparados e unidos para ajudar a quem precisa, não cobramos nada pelos nossos serviços, nosso objetivo é resgatar os jovens do mundo das drogas e ajudar, prestar assistência, dá apoio em situações emergenciais ou preventivas a quem precisa dos nossos serviços”. Contou Jéferson.

Em uma conversa bem descontraída, os voluntários, relataram que mantém suas atividades através de doações e com o apoio da Prefeitura Municipal de Areia, comerciantes, Promotor, Juiz de Direito e comando da Polícia Militar local.

Com o lema multiplicar o conhecimento e não privatizar, os amigos da sua guarda estão sempre à disposição para ajudar. Assim pretendem unificar e multiplicar seus membros para melhor servir e ajudar a quem precisar. Parabéns, este trabalho não pode parar.

Confira mais alguns registros deste momento especial na escola:
Alunos atentos à palestra


Professo Fátima citada na matéria


Simulação de incêndio 

Simulação de como apagar incêndio em botijão de gás 




O melhor aluno da escola se preparando para participar de uma simulação


Simulação com extintor de pó químico  



De primeira PB
Edição: Robson ELias

Com derrota na justiça prefeito da cidade de Conceição poderá promover demissão em massa


Derrotado na justiça, na longa briga, que mais parecia a história de “Davi e Golias”, o prefeito da cidade de Conceição se vê sem saída e poderá ter que demitir os 368 funcionários contratados, desde o início de sua gestão.

A grande batalha teve início no primeiro dia de administração do atual prefeito, que na ocasião suspendeu todas as portarias dos concursados, alegando fraude no concurso público, que foi feito na gestão anterior, no ano de 2012. O decreto baixado por ele pedia 90 dias, com prorrogação automática de mais 90 dias, para que fossem apuradas as supostas provas da fraude, imaginadas por ele. Ao fim dos 180 dias, o prefeito nada conseguiu provar de irregularidade no Certame.

Enquanto isso, vários concursados impetravam, contra a prefeitura, ações de Mandado de Segurança na justiça. A intenção deles era que suas portarias fossem mantidas e que eles fossem contratados. Foram 7 meses de “sofrimento e tormento”, para os concursados, até que os primeiros sinais de uma possível derrota para o prefeito começassem aparecer no Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba, com a concessão de 3 Mandado de Segurança em favor de 3 concursados,

A constante mudança de juízes na Comarca da cidade de Conceição tornava ainda mais lenta a justiça, quanto ao “calvário” dos concursados. Todavia, em meados do mês de julho mais 5 Mandados foram concedidos pela juíza titular da Comarca. Já no mês de agosto 80 Mandados de Segurança tiveram seus pedidos favoráveis. Falta ainda mais de 200 Mandado de Segurança serem julgados

Começava ali a inversão dos valores, repetindo-se as passagens bíblicas em Davi venceu Golias, mesmo diante da grande diferença de entre os dois, onde o prefeito iniciava seu grande “calvário”, com as freqüentes derrotas já justiça. Assim, ele terá que desfazer o que ele mesmo fez e demitir, no mínimo, por enquanto, 83 contratados e convocar, de imediato, todos os concursados, que tiveram seus Mandados concedidos, pela atual juíza da Comarca da cidade de Conceição.

A dinâmica da coisa e o andamento das decisões judiciais, poderão forçar o prefeito a promover uma grande demissão em massa de todos os contratados por ele, ao longo dos seus 8 meses de mandato, frente à prefeitura municipal. “Falta de aviso não foi”, disse um aliado político do atual prefeito.

Portal Vale do Piancó Notícias

UFPB e UFCG aderem a paralisação nacional; professores reivindicam 10% do PIB para a educação

Imagem ilustrativa
Os professores da Universidade Federal da Paraíba aderiram ao dia nacional de mobilização e paralisam as atividades em todos os campi nesta sexta (30). A Assembleia Geral realizada na manhã desta quinta (29) decidiu por unanimidade a adesão da Universidade.

De acordo com o presidente da Adufpb, Jaldes Menezes, destacou que apesar de o ANDES (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior) ter uma pauta nacional, o eixo de reivindicação dos professores na Paraíba é a reivindicação de 10% do PIB para a educação.

Em João Pessoa, os docentes se concentrarão em frente ao Banco do Brasil da Praça 1817 a partir das 13h e vão sair em bloco dentro da manifestação na Praça dos Três Poderes onde devem estar outras bandeiras como a da reforma agrária, transporte digno, entre outros.

Já a ADUFCG já decidiu desde o dia 21 com uma pauta extendida, além dos 10% para o PIB, a redução da jornada de trabalho e o arquivamento do chamado “PL das terceirizações.




Da Redação com Marília Domingues

PRONATEC OFERECE VAGAS QUE NÃO FORAM OCUPADAS NO SISUTEC

Aqueles que não foram convocados no Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec) ou não puderam participar da seleção por não terem feito Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 poderão, a partir de hoje (29), inscrever-se para as vagas que não foram ocupadas. A partir das 19h desta quinta-feira até as 23h59 do dia 16 de setembro, os interessados poderão acessar as vagas e fazer a inscrição no portal do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego(Pronatec).
 
As vagas no ensino técnico são gratuitas e serão preenchidas por ordem de inscrição. O candidato deverá apresentar a seguinte documentação na hora de se inscrever: o certificado de conclusão e o histórico escolar do ensino médio, a certidão de nascimento ou casamento, carteira de identidade ou de Trabalho, o Cadastro de Pessoa Física (CPF), uma foto 3x4 recente, o título de eleitor e comprovante de votação e o comprovante de residência.

Depois de se inscrever, o candidato terá prazo de dois dias para confirmar a matrícula na unidade de ensino. Caso não compareça, a inscrição será cancelada automaticamente.

A primeira edição do Sisutec ofereceu 239.792 vagas em instituições da rede pública, privada e do Sistema S. Os cursos têm de um a dois anos de duração, com carga horária entre 800 e 1.200 horas-aula. Ao todo, foram 383.080 inscritos no Sisutec.


Edição: Graça Adjuto

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

"O Governo foi eleito para trabalhar, não para dar vazão a factóides", dispara Ricardo Coutinho

Durante o evento de entrega das casas populares no bairro de Mangabeira na tarde desta terça-feira, o governador Ricardo Coutinho (PSB), afirmou que não teria medo de enfrentar o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) em uma disputa pelo governo estadual caso Cássio saísse candidato.

"Não interessa o tipo de disputa que teremos pela frente. Estamos dispostos a enfrenta-la. Estamos prontos para qualquer cenário político que surgir", afirmou o governador durante seu discurso na solenidade.

Sobre os comentários de algumas lideranças políticas sobre uma possível "dificuldade de relacionamento" do governador, ele revelou que não se preocupa com este tipo de acusação.

"Não tenho problema de alguém dizer que eu não sorrio para os políticos. Não tenho para que sorrir. Quando olho para os quilombolas e vejo que temos muito trabalho para fazer, não vejo motivos para sorrir", disse.

Para o governador, a imprensa deturpa as declarações do governador com objetivos de "criar situações como se o governo estivesse brigando com alguém. O governo não briga com ninguém. Segmentos é que brigam com o governo, pois muitas e muitas vezes querem coisas impossíveis", explicou o governador.

"Eu sorrio quando é verdadeiro, quando tenho motivos para sorrir, e sorrio muito, graças a Deus. Mas gosto de trabalhar. o governo foi eleito para trabalhar, não para sorrir, ou dar vazão a firulas ou factóides", concluiu.





Da Redação
com paraíbajá

Bancos fecham nesta quarta na Paraíba, mas pagamentos de contas não são adiados

Todas as agências bancárias da Paraíba não prestarão seus serviços nesta quarta-feira(28). Os bancos amanhecem fechados devido às comemorações do Dia Nacional dos Bancários. No Estado, a lei 8.939 de outubro de 2009, sancionada pelo governador Ricardo Coutinho (PSB) em 2010, regulamenta o feriado.
Devido o fechamento dos bancos, os pagamentos das contas com vencimento no dia 28 devem ser efetuados nos caixas eletrônicos, através de débito em conta, nas casas lotéricas ou agências PagFácil. As atividades bancárias voltam às atividades normais nesta quinta-feira (29).
De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários, Marcos Henriques, será promovido um evento para comemorar a data. A partir das 10h, a categoria se reúne na sede do Sindicato, na avenida Beira Rio, em João Pessoa.
“Teremos a inauguração da Arena 28 de Agosto, um campo de futebol society. Vamos também sortear brindes, como TV, DVD, smartphone e tablet, e teremos os shows do 'Forró Saudade' e da dupla Paulo Sérgio e Daniel”.
Na Paraíba existem cerca de 4.500 bancários. O presidente do sindicato informou também que na sexta-feira (30) a Central Única dos Trabalhadores (CUT) irá promover uma manifestação em João Pessoa pelos direitos dos trabalhadores. O protesto terá início às 13h na praça 1817, no centro. Marcos Henriques garantiu que não haverá paralisação dos bancários devido essa manifestação.


Da Redação com Naira Di Lorenzo

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Anatel vai colocar wi-fi em 300 mil orelhões; regiões serão definidas com consulta pública

Você - assim como o redator desta nota - há de concordar que ninguém mais liga para os orelhões. Mas a Agência Nacional de Telecomunicações tem um plano para torná-los atraentes na era dos smartphones com preços acessíveis: instalar conexão wi-fi em 300 mil telefones públicos. 

A meta foi estipulada nessa segunda-feira, 19, pelo presidente da agência, João Rezende. Segundo ele, o país tem 1 milhão de orelhões, muitos dos quais são subutilizados. Portanto, o plano é desativar 400 mil deles e modernizar os restantes, sendo que apenas a metade vai ganhar acesso à internet. Uma consulta pública será realizada em março do ano que vem para que os telefones repaginados entrem em operação até 2016.

Olhar Digital

Dois juízes são punidos pelo Tribunal de Justiça da Paraíba; veja os detalhes

Dois processos envolvendo magistrados da Paraíba foram apreciados na tarde desta segunda-feira (26), pelo Pleno do Tribunal de Justiça do Estado. No primeiro, o juiz Mário Lúcio Costa Araújo foi afastado do cargo que exercia na comarca de Picuí e teve um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) instaurado contra ele. No segundo, a Corte analisou o PAD instaurado contra a juíza Maria de Fátima Lúcia Ramalho e aplicou à magistrada a pena de remoção compulsória. A sessão foi encerrada às 21 horas.

O Procedimento de Investigação Preliminar imputado ao juiz de Picuí teve a relatoria do corregedor-geral de Justiça, desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos. De acordo com o apurado pelo órgão, o juiz é acusado, em tese, de facilitar a concessão de alvarás para advogados com quem teria amizade, bem como de suposto envolvimento num esquema criminoso para retirada de dinheiro de pessoas falecidas.

Já no caso da juíza Maria de Fátima Lúcia Ramalho – afastada de suas atividades da 5ª Vara da Fazenda Pública no dia 2 de maio de 2012 – o Pleno entendeu que a magistrada agiu sem a cautela necessária, mas que seus atos não ocasionaram prejuízos ao erário, nem configuraram corrupção.

A magistrada respondeu a processo administrativo, acusada de ter proferido sentença fora da sua competência, em que bloqueou um total de R$ 80 milhões das contas do Estado. Porém, conforme apurações do relator, desembargador Arnóbio Alves Teodósio, restou provado que ela não estava fora da jurisdição e que estava apta para realizar o despacho.

Entre as acusações que pesaram contra a juíza, o descumprimento de uma decisão do TJPB foi tida como a mais grave, um dos motivos pelos quais a magistrada, por maioria de votos, teve deferida a sua remoção compulsória para outra Vara, que não da Fazenda Pública.

O Pleno decidiu ainda que a juíza Lúcia Ramalho volta a suas atividades e fica designada a responder, provisoriamente, pela 6ª Vara Regional de Mangabeira, enquanto não houver lotação definitiva.





Da Redação com Assessoria

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

VEJA VÍDEO: Repórter faz topless durante entrevista e deixa prefeito boquiaberto

Lori Welbourne, colunista e apresentadora canadense, entrou para a lista de repórteres famosos mundialmente. Mas não foi bem o jornalismo que atraiu as atenções para a moça. Durante uma reportagem em que entrevistava o prefeito da cidade de Kelowna, a moça decidiu ficar bem a vontade. Enquanto o bate papo acontecia a repórter tirou sua blusa e ficou sem nada que cobrisse os seios.
Ela havia perguntado ao político que aconteceria caso tirasse sua roupa, e antes de Walter Gray responder, pediu para que ele segurasse o microfone e começou a se despir.

O prefeito ficou sem graça durante algum tempo, mas continuou a entrevista. Um pouco depois ele disse que acha perfeitamente aceitável uma mulher fazer topless. O vídeo, postado no YouTube na última quarta-feira (21), já tem mais de meio milhão de acessos.

O que você faria?

Veja o vídeo:

Sargento da Polícia Militar é morto após reagir a assalto a panificadora em Campina Grande

O sargento reformado da Polícia Militar de João Pessoa, Noaldemir Alves Borges (foto), 53 anos, foi morto na tarde deste domingo (25), em Campina Grande. O PM foi assassinado após reagir a um assalto a panificadora Rainha Cruzeiro, na avenida Almirante Barroso, no bairro do Cruzeiro.

De acordo com o coronel Souza Neto, do 2º Batalhão da Polícia Militar, o latrocínio aconteceu por volta das 16h, quando dois homens armados entraram no estabelecimento e anunciaram o assalto.

Ainda segundo ele, o sargento Borges estava na fila do caixa para pagar suas compras, quando os criminosos começaram a revistar os clientes e funcionários da panificadora. Percebendo que os bandidos iriam achar a pistola, com a qual o policial estava de posse, ele reagiu e tentou atirar contra os assaltantes, mas foi atingido com um tiro na cabeça disparado por um dos homens.

O estabelecimento disponha de circuito interno de câmeras de segurança e o vídeo, em que mostra o crime, já está com a polícia. Segundo Souza Neto, nas imagens dá para ver nitidamente os rostos dos criminosos.

Após o latrocínio os suspeitos fugiram em um carro prata. O veículo já foi encontrado pela polícia, mas sem ninguém. O Serviço de Inteligência da polícia e a Delegacia de Homicídios de Campina Grande estão a frente do caso e realizando diligências na região no esforço de encontrar os suspeitos. Nesta segunda-feira a delegada Mayara Roberta irá conceder uma coletiva à imprensa para elucidar o caso.

O sargento Borges morava em João Pessoa e estava em campina Grande com familiares que residem na cidade.





Naira Di Lorenzo

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Alunos do Projovem Urbano de Alagoa Nova visitam a Bica e a Estação ciência em João Pessoa

Após as visitas os jovens foram conhecer o mar. Alguns nunca tinham ido à praia

Alunos do PJU no setor de robótica
 da Estação Ciência
Domingo, dia 18 de agosto foi um dia diferente para os alunos do Projovem Urbano de Alagoa Nova, eles visitaram pela manhã o Parque Arruda Câmara, a Bica, onde tiveram a oportunidade de perceber a Natureza exuberante e selvagem que o parque dispõe aos seus visitantes. Ainda pela manhã, após registrar as belezas naturais da bica, os estudantes seguiram para Estação Cabo Branco, Estação Ciência, onde puderam vivenciar e fazer um contraste entre a natureza e a tecnologia.

Orientados pelo Educador de Qualificação Profissional Robson Elias, o objetivo das visitas foi proporcionar a intersecção entre a natureza e a tecnologia, de maneira que os jovens possam perceber a importância de preservar os espaços naturais e se apropriem das diversas tecnologias de forma sustentável, sem descartes inadequados, reciclando e contribuindo com o meio ambiente. Segundo o Educador explica, esta atividade faz parte de uma extensão da sala de aula em que foi discutido sobre paisagem natural, paisagem modificada e tecnologias. As visitas colocaram os jovens diante a extremos visuais e iram permitir que os alunos elaborem sínteses a respeito do assunto de maneira mais delineadas e baseados em realidades presenciadas. Perceber a natureza de um modo muito especial não tem preço, mas sair de dentro dela e “cair” na Estação Ciência é como fazer uma viagem no tempo é proporcionar a ligação de duas esferas distintas em pro da preservação.

Para o aluno Edilson Gonzaga da Silva foi uma experiência inédita. “Nesse passeio aprendemos muitas coisas importantes e interessantes e ainda teve a praia à tarde pra fechar com chave de ouro. Quero voltar novamente porque foi bom demais”.

Já a aluna Joelma Benedito de Souza achou o passeio ótimo, interessante e quer repetir novamente. “foi tudo muito bom, maravilhoso um momento especial que eu não vou esquecer jamais”. Relatou a estudante.

O passeio terminou com um banho de mar na praia de Ponta dos Seixas, futebol de areia e centenas de fotografias nas quais ficará o registro deste dia tão especial na vida destes jovens estudantes. Confira algumas das principais fotografias abaixo:
Chegada à Bica

Destaque nas Redes sociais

Fim do dia na Praia




Alguns estudantes na entrada da Estação Cabo Branco








De Primeira PB

NESTE SÁBADO: quadrilha armada invade Hiperbompreço no Shopping Boulevard, rende funcionários e clientes e foge com todo dinheiro dos caixas

Um grupo formado por quatro bandidos invadiram e assaltaram a loja do HiperBompreço que funciona dentro do Shopping Boulevard em Campina Grande.
O crime aconteceu por volta das 15h30 deste sábado, dia 17 de agosto, quando a unidade funcionava normalmente.
De acordo com algumas pessoas que estavam no local, os criminosos se passaram por clientes e renderam primeiro os seguranças que estavam dentro do estabelecimento. Quem estava na fila do caixa também foi rendido, mas ninguém foi agredido.
Toda ação durou menos de 10 minutos, mas foi tempo suficiente para os ladrões retirarem todo o dinheiro que estava nos caixas que estavam em funcionamento.
O alvo dos criminosos foi o caixa que faz o recebimento das faturas de cartão de crédito.
Depois que recolheram as quantias, os ladrões fugiram pela saída externa (a mesma usada por funcionários), sem despertar a atenção de quem estava dentro do shopping.
Na parte inferior da loja, um veículo com mais dois bandidos, dava cobertura a ação.
A Polícia Militar neste momento faz rondas na tentativa de localizar os ladrões.
Toda a ação foi registrada pelo circuito de segurança da loja que dispõe de várias câmeras de vídeo.
Como os bandidos conheciam bastante a estrutura física do espaço, não está descartada a participação de algum funcionário do estabelecimento no assalto.
Agentes da Delegacia de Roubos e Furtos de Campina Grande também já estão acompanhando a ocorrência.
Até agora, ninguém foi preso.



Blog do Marcio Rangel

Ousadia: Bandidos assaltam agência dos Correios próximo a cadeia e delegacia de Alagoa Nova/PB

Na manhã desta segunda-feira (19), por volta das 9h, dois homens armados invadiram a agência dos Correios de Alagoa Nova, no Brejo paraibano (a 148,6 quilômetros da capital João Pessoa) levando uma soma em dinheiro não informada.

Segundo testemunhas, os assaltantes renderam os clientes e os funcionários, eram dois homens armados, eles anunciaram o assalto, tomaram uma quantia em dinheiro e saíram da Agência rapidamente em um veículo de cor branca que estava estacionado do lado de fora e que havia um terceiro envolvido na direção do veículo, já espera dos comparsas. As testemunhas não souberam identificar o modelo do carro, nem a placa, apenas a cor.

A Polícia Militar foi acionada chegando ao local com rapidez, conversou com funcionários e clientes e saíram em diligência pela região. Segundo informações do Sargento Cleodon Cabral, as buscas foram feitas em Alagoa Nova, São Sebastião de Lagoa de Roça e Lagoa Seca, porém não lograram êxito e até o fechamento desta matéria não houve prisão de nenhum suspeito e nem novidades a respeito do caso.
O Sargento ainda disse que o circuito interno de câmeras de vigilância da Agência estava inoperante e, portanto não há imagens de vídeo dos bandidos, também disse que, a quantia de dinheiro roubada não foi divulgada pelos funcionários.O caso já foi encaminhando a Polícia Civil para as devidas providências legais.

A reportagem do Alagoa Nova Já tentou entrar em contato com funcionários da Agência dos Correios de Alagoa Nova, várias tentativas de telefonemas foram feitas, porém ninguém atendeu ao chamado.

O curioso é que a referida Agência dos Correios está localizada há menos de duzentos metros de distância da Cadeia Pública e da Delegacia de Polícia Civil.


Com informações de Silvanna Ramos

Caminhos do Frio chega até Alagoa Nova, mais um destino turístico-cultural da Paraíba

A cidade de Alagoa Nova, no Brejo paraibano, está se consolidando como mais um destino turístico-cultural da Paraíba por força da tradição dos engenhos de cachaça e rapadura e a sua famosa gastronomia que tem na galinha capoeira o seu maior referencial

A Rota Cultural Caminhos do Frio chega à cidade de Alagoa Nova, de 19 a 25 de agosto, e dentro da programação também acontece a tradicional 'Festa da Galinha e da Cachaça'. Durante toda a semana a cidade oferece uma vasta programação com turismo rural, oficinas culturais, trilhas ecológicas, vila gastronômica e feira de artesanato, e muitos shows musicais.

A principal atração do 'Caminhos do Frio' é Santanna- o Cantador, no próximo sábado(24), a partir das 22h. Já na festa paralela, entre as atrações estão Luan e Forró Estilizado, Thaise Porto , Forró + Eu , Forró Atrevido , Capilé e Trio Backstage e Magníficos.

Todos os shows são gratuitos e irão acontecer no Parque da Lagoa Manoel Pereira, onde foi montada uma estrutura de palco e camarotes.

*Onde fica* – Alagoa Nova limita-se ao norte, com os municípios de Esperança, Remígio e Areia; ao sul com Massaranduba e Lagoa Seca; a leste com Alagoa Grande; e a oeste com São Sebastião de Lagoa de Roça. Fica distante de Campina Grande 30 Km e de João Pessoa, 148,6 Km.

O ‘Caminhos do Frio’ é um evento do Fórum do Turismo Sustentável do Brejo Paraibano, com o apoio do Governo da Paraíba e Prefeitura Municipal de Alagoa Nova.



Ascom

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Após protesto contra a insegurança UEPB afirma que vai investir 5 milhões em segurança

Estudantes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) em Campina Grande realizaram um protesto pacífico na manhã desta quarta-feira (14), pedindo solução para a falta de segurança dentro do campus de Bodocongó. Em um dos casos mais recentes de insegurança, tiros foram disparados em um estacionamento próximo à Central Integrada de Aulas (CIA) por criminosos que tentaram assaltar um estudante, no último dia 6 de agosto.

Segundo a pró-Reitoria de Infraestrutura da UEPB, está sendo executado um plano de segurança para a área externa e áreas de circulação no campus dentro de um plano de segurança que está sendo implantado com investimento de R$ 5 milhões.

Além disso, também foi definido um efetivo fixo para reforço policial dentro do campus. Equipes da Polícia Militar e viaturas estarão presentes durante todo o horário de funcionamento da instituição, em pontos estratégicos próximos aos centros de ensino. O projeto ainda prevê prevê implantação de câmeras de vigilância e cercamento da área no campus de Bodocongó, além de manutenção corretiva da iluminação externa.

Nesta manhã, estudantes compareceram à frente da Central de Aulas levando faixas com protestos pedindo maior atenção à segurança no campus de Campina Grande. Nos cartazes, eram lidas frases como 'Reitor, devolva nossa paz! Segurança no campus já!', 'Segurança é coisa séria', 'Queremos mais ação e menos enrolação' e 'Mãos para o alto, chega de assalto'. De acordo com o Major Sinval Silva, subcomandante do 2º Batalhão da Polícia Militar, será ainda avaliada a possibilidade de instalação de uma base policial no in

BOA NOTÍCIA: Justiça decide que crédito de celular pré-pago não pode expirar

A Justiça Federal proibiu as operadoras de telefonia móvel a estabelecer prazo de vencimento para os créditos usados em celulares pré-pagos.

A decisão é válida em todo território nacional e começa a valer assim que as teles forem notificadas --seja por meio de um oficial de Justiça ou após publicação no "Diário Oficial".

A mudança foi imposta pela 5ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, mas ainda cabe recurso.

De acordo com o relator do processo, desembargador federal Souza Prudente, o prazo de validade é um confisco antecipado dos valores pagos pelo serviço.

"Afigura-se manifesta abusividade (...) a medida impõe ao usuário de menor poder aquisitivo discriminação injustificada e tratamento não isonômico em relação aos demais usuários desses serviços públicos de telefonia", disse.

O Sindtelebrasil, sindicato que representa as operadoras, informou que aguarda comunicado oficial da decisão para avaliar medidas cabíveis.





Da Redação com Folha

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Gastos sem licitação reprovam contas de 2011 do prefeito Kleber Moraes

O Tribunal de Contas da Paraíba, reunido nesta quarta-feira (14), emitiu parecer contrário à aprovação das contas de 2011 encaminhadas pelo ex-prefeito de Alcantil José Milton Rodrigues, em razão de aplicações insuficientes em Remuneração e Valorização do Magistério (RVM) e despesas sem licitação. A decisão deu-se conforme proposta do relator Antonio Cláudio Silva Santos e o ex-prefeito, que não apresentou defesa, ainda poderá fazê-lo em fase de recurso.

Despesas não licitadas também contribuíram para a reprovação, por maioria, das contas de 2011 do prefeito de Alagoa Nova Kleber Herculano de Moraes, como propôs o relator Antonio Gomes Vieira Filho. Também cabe recurso dessa decisão.

Foram aprovadas as contas dos ex-prefeitos de São José de Piranhas (Domingos Leite da Silva Neto, exercício de 2010), Barra de Santana (Manoel Almeida de Andrade, 2011), Alagoa Grande (João Bosco Carneiro Júnior, 2011), Juripiranga (Antonio Maroja Guedes, 2009, por maioria) e Logradouro (Humberto Luís Lisboa Alves, 2011). As contas da Secretaria de Estado das Finanças, exercício de 2011, assinadas pela gestora Aracilba Alves Rocha também obtiveram a aprovação do TCE.

Os processos constantes da pauta desta quarta-feira representaram uma movimentação de recursos da ordem de R$ 296.774.050,53. Conduzida pelo presidente Fábio Nogueira, a sessão contou com as participações dos conselheiros Umberto Porto, Nominando Diniz, Arnóbio Viana, André Carlo Torres Pontes e Fernando Catão, Arthur Cunha Lima e pelos auditores Antonio Cláudio Silva Santos, Antonio Gomes Vieira Filho, Oscar Mamede e Renato Sérgio Santiago Melo. O Ministério Público foi representado pela procuradora Isabella Barbosa Marinho Falcão.

Alagoa Nova Já com TEC/PB
Foto: Arquivo Alagoa Nova Já

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Buba Germano deve ser o novo presidente do PPS na Paraíba; decisão pode sair ainda este mês

O ex-prefeito da cidade de Picuí e presidente da Federação dos Municípios da Paraíba (Famup), Buba Germano, deverá ser o novo presidente do PPS no Estado, substituindo sua esposa, a deputada estadual, Gilma German, que também não deverá concorrer à reeleição Assembleia Legislativa da Paraíba em 2014 para apoiar a candidatura do marido ao mesmo cargo eletivo.

A informação foi dada por um membros da Executiva Estadual da Legenda, atribuindo a articulação a mais uma engenharia política bem sucedida do governador Ricardo Coutinho (PSB), junto ao colega de partido e candidato à presidência da República com o apoio do PPS, o governador pernambucano, Eduardo Campos.

Para acalmar o vice-prefeito da Capital, Nonato Bandeira (PPS) e sua militância, será oferecido o comando do partido em João Pessoa, onde ele faz política, desde que não interfira na aliança com Ricardo em 2014.

A confirmação do nome Buba Germano no comando do PPS paraibano deve acontecer ainda neste mês de agosto, em reunião em Brasília, segundo informou a fonte do PPS, assegurando ainda que a orientação da Nacional do partido é para não expulsar ninguém, mas quem tiver mandato e deixar o partido terá que enfrentar a justiça eleitoral.





Da Redação com politicapb

CONFIRA O EDITAL AQUI: INSS abre concurso para 300 vagas de nível superior

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) abre nesta segunda-feira (12) as inscrições do concurso público para 300 vagas de analista do seguro social, sendo 274 vagas para os candidatos de ampla concorrência e 26 vagas para os candidatos com deficiência. O salário é de R$ 7.147,12.

No site da Funrio, é possível ver o edital (acesse aqui o edital)

As atividades do analista são instruir e analisar processos e cálculos previdenciários, de manutenção e de revisão de direitos ao recebimento de benefícios previdenciários; proceder à orientação previdenciária e atendimento aos usuários; realizar estudos técnicos e estatísticos; executar, em caráter geral, as demais atividades inerentes às competências do INSS.

As vagas são distribuídas nas seguintes áreas de formação: estatística, administração, ciências contábeis, direito, engenharia civil, engenharia mecânica, engenharia elétrica, engenharia de telecomunicações, engenharia com especialização em segurança do trabalho, arquitetura, tecnologia da informação, terapia ocupacional, pedagogia, psicologia, comunicação social (jornalismo e publicidade e propaganda), fisioterapia e letras.

As inscrições estarão abertas no período de 12 de agosto a 13 de setembro pelo site www.funrio.org.br. A taxa de inscrição é de R$ 67,21.

As vagas estão distribuídas nas Superintendências Regionais e Administração Central:

Superintendência Regional Norte Centro-Oeste (circunscrição AC, AM, AP, DF, GO, MS, MT, PA, RO, RR e TO), Superintendência Regional Nordeste (circunscrição PE, AL, BA, CE, PB, RN, SE, MA e PI), Superintendência Regional Sudeste I (circunscrição SP), Superintendência Regional Sudeste II (circunscrição MG, ES e RJ), Superintendência Regional Sul (circunscrição SC, PR e RS) e Administração Central (circunscrição Brasília).

Os candidatos poderão ser lotados em quaisquer unidades subordinadas às Superintendências Regionais para qual concorre, de acordo com o interesse da administração.

A prova objetiva está prevista para o dia 13 de outubro, no período da manhã, e acontecerá em 98 cidades, que estão listadas no anexo III do edital. As disciplinas que estarão nas provas de todos os cargos são língua portuguesa, ética no serviço público, noções de informática, noções de administração, noções de direito administrativo, noções de direito constitucional e noções de direito previdenciário.

O concurso tem a validade de um ano, que pode ser prorrogada por igual período.






Da Redação com G1

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Não é assim que se faz. Ônibus escolar de Alagoa Nova-PB aparece com adesivo rasgado

O adesivo continha a logomarca do Governo da Paraíba e agora resta apenas o nome secretaria da educação

Observar o meio em que vivemos de forma crítica muitas vezes faz com que
possamos perceber o que a maioria das pessoas não consegue enxergar. Tudo que está em nossa volta pode ser repleto de significados, e porque não atentar para os mínimos detalhes?
Foi o que fez um de nossos leitores ao enviar para o De primeira-PB uma foto de um ônibus escolar seminovo. Tudo parecia normal, se não pelo fato do olhar crítico de nosso leitor ter buscado outro ponto de vista dentro do foco da sua visão. Um simples adesivo rasgado chamou sua atenção e provocou alguns questionamentos.
O ônibus escolar cujo adesivo foi danificado foi doado/cedido ao município pelo Governo do Estado. Ele foi adquirido com recursos do Tesouro do Estado e doado aos estudantes de Alagoa Nova em fevereiro de 2013, no entanto, ao que parece é que o adesivo com a propaganda do governo não agradou muito a alguns oposicionistas.  Porque rasgar o adesivo do governo do Estado? Será que querem enganar o povo? Será que pensam que o povo é totalmente desinformado? Qual o problema em mostra um simples adesivo que representa um símbolo de parceria e política pública impessoal? Tentar ou rasgar o adesivo não deve diminuir o valor simbólico e real que o bem trouxe aos estudantes da zona rural de Alagoa Nova, no entanto  o ato de vandalismo deixa as marcas de uma política mesquinha do tipo que pode até fazer o bem mas tem que olhar a quem.

Mas o bom mesmo é saber que têm cidadão de bem que busca determinadas provocações para que outras pessoas possam também estar alerta  e não aceitem as possíveis ilusões como meio midiático de convencimento errôneo.  Este cidadão enxergou apenas um adesivo rasgado e você será que consegue ver mais além?





De Primeira - PB

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...