Click no botão inicio ao lado esquerdo ou uma das guias

Para visualizar as últimas notícias

sábado, 30 de março de 2013

Definido data de fiscalizações do transporte escolar pelo MPPB. Alagoa Nova está na lista. Confira o calendário!

O município de Alago Nova vai receber a vistoria do transporte escolar que será feita pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) com apoio do Ministério Público da Paraíba.

As fiscalizações terão início no dia 8 de junho e irão até 31 de agosto. 


Ao todo, 50 municípios terão os veículos escolares vistoriados.

O cronograma foi encaminhado pela Divisão de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran ao Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Educação do Ministério Público.
“A importância da elaboração desse cronograma reside no fato de que as vistorias concederão, aos veículos aprovados, um selo de autorização de tráfego, de modo que sem a presença do selo os veículos não poderão realizar o transporte de escolares”, afirmou a promotora Fabiana Lobo.

Fabiana Lobo explicou ainda que, como consta do termo de cooperação firmado entre as instituições, o Detran vai averiguar se os veículos vistoriados atendem aos requisitos necessários para a segura condução dos escolares, bem como exigirá a observância das normas presentes no Código de Trânsito Brasileiro e na Portaria nº 103/2013 do Detran, como o curso especializado para a condução de escolares devidamente averbado na CNH.

O Ministério Público vai acompanhar as vistorias por meio do promotor de Justiça responsável ou através da designação de um servidor da Promotoria de cada local onde ocorrerá a fiscalização.
A Famup se comprometeu a atuar em parceria com o MPPB e com o Detran-PB, de modo a orientar os prefeitos para que se adequem às normas de segurança exigidas.

O cronograma é resultado do termo de cooperação firmado, no dia 26 de fevereiro, entre o Ministério Público da Paraíba (MPPB), o Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) e com o comando da Polícia Militar da Paraíba, objetivando a intensificação das ações de fiscalização do transporte escolar em todo o estado.

Calendário:

09 de junho - Itaporanga

15 de junho - Princesa Isabel

16 de junho - Conceição

06 de julho - Cajazeiras

07 de julho - Sousa

08 e 09 de julho - Pombal

10 de julho - São Bento

11 e 12 de julho - Catolé do Rocha

13 e 14 de julho - Patos

15 de julho - Teixeira

16 de julho - Santa Luzia

17 e 18 de julho - Livramento, Taperoá, Assunção, Tenório, Juazeirinho, Seridó, Olivedo, no posto de Soledade

19, 20 e 21 de julho- Cabaceiras

22, 23 e 24 de julho - Monteiro

25 de julho – Picuí

26 de julho – Cuité

27 de julho – Esperança

28 de julho – Monteiro

29, 30 e 31 de julho – Boqueirão, Santo Antônio, Caturité, Queimadas, Barra de Santana, Alcantil, Fagundes, Massaranduba, Puxinanã, Lagoa Seca, Matinhas, Alagoa Nova, no Ciretran de Campina Grande

03 e 04 de agosto – Ingá

10 e 11 de agosto – Itabaiana

17 e 18 de agosto – Araruna

24 e 25 de agosto – Guarabira e Mamanguape

31 de agosto – Lucena, Santa Rita, Bayeux, Conde, Alhandra, Pitimbu, Cabedelo, Caaporã, na sede do Detran, em João Pessoa

Na cidade de Lagoa de Roça - Presidiário é assassinado com mais de 20 tiros de pistola; criança também é atingida

Segundo a PM, o homem cumpria pena privativa de liberdade na penitenciária Desembargador Flósculo da Nóbrega, o presídio do 'Róger', em João Pessoa

No mesmo dia em que saiu da prisão, um homem de 24 anos foi assassinado na noite desta sexta-feira (29) em São Sebastião de Lagoa de Roça, no Agreste da Paraíba. No tiroteio que aconteceu próximo a uma lanhouse, suspeitos perseguiram a vítima e atiraram várias vezes, atingindo também uma criança de 11 anos, que foi socorrida para o Hospital de Trauma de Campina Grande, segundo a Polícia Militar.

De acordo com as informações da Central de Operações da Polícia Militar (Copom), o 10º Batalhão da PM foi acionado às 18h30 para atender o caso na Rua do Matadouro. Moradores informaram à polícia que o homem estava sendo perseguido, quando chegou perto da lanhouse, foi alcançado pelos criminosos.

A vítima, Paulo Roberto Januário Ferreira, o ‘Negão’, de 24 anos, foi atingida com cerca de 20 tiros de pistola e morreu no local. A criança de 11 anos estava dentro do estabelecimento e também foi atingida pelos disparos, sendo atendida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhada para o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande. O estado de saúde do menino é regular.

Segundo a PM, o homem cumpria pena privativa de liberdade na penitenciária Desembargador Flósculo da Nóbrega, o presídio do 'Róger', em João Pessoa. Ele teria conquistado sua liberdade no mesmo dia em que foi assassinado.

Viaturas da Polícia Militar de Campina Grande e Esperança realizaram diligências na região, mas nenhum suspeito do crime foi detido. O corpo da vítima foi encaminhado para o Núcleo de Medicina e Odontologia Legal (Numol) de Campina Grande.


Fonte: Portal Correio - Por Márcio Rangel

INUSITADO: Mulher acorda durante seu velório e morre de susto

Uma mulher morreu de infarto, em Kazan, na Rússia, causado pelo choque de acordar no meio do próprio velório.

Fagilyu Mukhametzyanov, de 49 anos, foi declarada morta por engano e estava sendo velada por amigos e parentes quando se levantou do caixão e começou a gritar desesperadamente. 
Quando ouviu os amigos rezando, percebeu que estava no próprio velório e começou a passar mal.

“Seus olhos tremiam e nós corremos para o hospital, mas ela só viveu por mais 12 minutos, na UTI, até morrer de novo”, contou o marido. “Estou com muita raiva e exijo respostas. Ela não estava morta da primeira vez e, por isso, os médicos podiam ter salvado sua vida”, completou.












Da Redação com daily news

Com mudanças no layout, palco principal do São João ficará na parte superior do Parque do Povo

O layout do Parque do Povo será totalmente modificado. Os forrozeiros que visitarem o 'Quartel General do Forró' encontrarão o palco principal na parte superior do evento e os pavilhões ficarão na parte inferior, onde funcionava o 'Arraial Hilton Motta'. Na manhã da quarta-feira, 27, o vice-prefeito Ronaldo Cunha Lima Filho, visitou o local e anunciou as mudanças.

Para o vice-prefeito, a mudança vai gerar mais segurança aos forrozeiros. “O palco principal ficará na parte superior, onde também serão instalados os camarotes. Será uma ação que promoverá mais segurança, pois em caso de emergência, temos como escoar o público de maneira mais eficiente. Essa mudança será feita para que possamos também atender a demanda do público. Na parte inferior, não havia uma área de evasão eficiente. Com essa mudança teremos uma área para mais de 40 mil pessoas, será um espaço amplo e condizente com o perfil dos grandes shows que traremos para esta edição da festa”, declarou.

Entre as mudanças previstas para a edição 2013, está o projeto para facilitar o acesso dos portadores de necessidades especiais no Parque do Povo. “Teremos auxílio de uma empresa especial para fazer isso, temos uma preocupação muito grande em atender as necessidades dos cadeirantes e portadores de deficiência, e também para uma questão de segurança”, disse Ronaldo Filho.


Foto: Rafael Vasconcelos

sexta-feira, 29 de março de 2013

Polícia investiga agressão contra professora em Franco da Rocha, SP


A Polícia Civil apura quem foi o aluno que jogou uma lata de lixo na cabeça de uma professora, em Franco da Rocha, na Grande São Paulo. Maria de Fátima dos Santos dá aulas de sociologia e filosofia na Escola Estadual Professor Zilton Bicudo. O aluno responsável pela agressão poderá ser suspenso ou transferido de escola.
Na segunda-feira (25), estudantes apagaram a luz da sala de aula e jogaram uma lixeira que acertou o olho da professora. "Na hora eu senti muita dor, não consegui enxergar nada, deu um desespero", disse. Ela deve ficar de licença na próxima semana. Apesar do susto, a professora afirmou que quer voltar a trabalhar.
Segundo o dirigente regional de ensino Celso Nicoleti, haverá punição aos envolvidos. “É inadmissível que ocorra um fato como esse dentro de uma unidade escolar. Todos os procedimentos relacionados à apuração dos fatos ocorrerão”.
A Delegacia de Ensino abriu um procedimento disciplinar. Além disso, segundo Nicoleti, o colégio está convocando o conselho de escola, formado por professores, alunos, pais e funcionários para que tome providências. “Pode ocorrer uma suspensão ao aluno ou até mesmo uma transferência compulsória”.
G1

O significado das celebrações da Semana Santa


A Semana Santa é a ocasião em que é celebrada a paixão de Cristo, sua morte e ressurreição. Jesus Cristo não aceitava o tipo de vida que seu povo levava, o governo cobrando altos impostos, riquezas extremas para uns e miséria para outros.

Ao chegar a Jerusalém, foi aclamado pela população como sendo o Messias, o Rei, mas os romanos não acreditavam que ele era filho de Deus, duvidavam dos seus sábios ensinamentos, de sua missão para salvar a humanidade, então passaram a persegui-lo.

Jesus tinha conhecimento de tudo que iria passar, da peregrinação que o levaria à morte. Convidou, então, doze homens a quem chamou de discípulos, para levar seus ensinamentos às pessoas.

Porém, Judas Escariotes, um desses apóstolos, também duvidou que Ele era um enviado de Deus, entregando-lhe para os romanos, que o capturaram.

Em seguida, fizeram Jesus passar pela via sacra, amarrado à sua cruz, carregando-a por um longo trecho, sendo torturado, levando chibatadas dos soldados, sendo caçoado covardemente até sofrer a crucificação e a morte.

Em 325 d.C, o Concílio de Niceia, presidido pelo Imperador Constantino e organizado pelo Papa Silvestre I, fabricou e consolidou a doutrina da Igreja Católica, como a escolha dos livros sagrados e as datas religiosas. Ficou decidido também que a Semana Santa seria comemorada por uma semana (do domingo de ramos ao domingo de Páscoa). Há relatos de festas em homenagem aos últimos dias de Cristo, pouco tempo depois de sua morte. Porém comemoravam dois dias apenas (sábado de aleluia e domingo da ressurreição). Nesse Concílio também foi adotado o Catolicismo como religião oficial do Império Romano.

Cada dia da comemoração faz referência a um acontecimento: o domingo de ramos refere-se à entrada do Rei, o Messias, na cidade de Jerusalém, para comemorar a páscoa judaica. Na segunda-feira seguinte foi o dia em que Maria ungiu Cristo; na terça-feira foi o dia em que a figueira foi amaldiçoada; a quarta-feira é conhecida como o dia das trevas; a quinta-feira foi a última ceia com seus apóstolos, mais conhecida como Sêder de Pessach. A sexta-feira foi o dia do seu sofrimento, sua crucificação. Sábado é conhecido como o dia da oração e do jejum, onde os cristãos choram pela morte de Jesus. E, finalmente, o domingo de páscoa, o dia em que ressuscitou e encheu a humanidade de esperança de vida eterna.

Brasil Escola

quarta-feira, 27 de março de 2013

Conversas no Facebook e mensagens em celular podem inocentar estudantes acusados de estupro

As conversas nas redes sociais e mensagens através do telefone celular de dois estudantes que foram presos acusados de estuprar duas adolescentes, em Campina Grande, podem ser fundamentais para livrá-los das acusações. A revelação foi feita nesta terça-feira (26), pelo delegado Kelsen Vasconselos, da 2ª Delegacia Regional de Polícia Civil, que investiga o caso.

"São muitas evidências. Não houve sexo forçado, as duas menores atraíram o Yuri Yan Câmara do Nascimento, 20, e Lamonier Fernandes Dantas, 24 anos, para o ato, tanto é que nas conversas no Facebook, elas chegam a insistir muito, até que conseguem convencer os dois jovens a irem pra cama" comentou Kelsen.

Durante entrevista ao repórter Márcio Rangel, TV Correio, o delegado revelou que em um dos momentos da conversa entre as meninas e os rapazes, as garotas ainda dizem que estão carentes. "Em um dos bate-papos elas afirmam que estão carentes e convidam os dois rapazes para irem a casa delas. Uma das menores ainda diz que teria que aproveitar porque os seus pais haviam saído de casa e o local estava livre" completou.

O delegado Kelsen esclareceu que houve a relação sexual com as menores, porém, ‘a acusação de estupro deve ter sido originada pelas jovens como forma de se defenderem de um possível castigo de seus pais. Uma delas é de família evangélica e o pai é policial militar’.


Nas redes sociais, amigos dos acusados criaram uma corrente de solidariedade e ratificaram a idoneidade dos estudantes. Amigos devem promover um ato público em frente a Central de Polícia, na manhã desta quarta-feira (27). Yuri Yan e Lamonier Fernandes estão presos na Central de Polícia de Campina Grande.


Nesta segunda (25), os dois estudantes foram presos após serem acusados de estuprar duas adolescentes de 13 e 15 anos, na cidade de Campina Grande. Segundo o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), por volta das 20h, uma guarnição da Polícia Militar, sob o comando do cabo Erisberto, foi acionada para comparecer ao bairro Rocha Cavalcante onde uma família estava acusando dois jovens de terem invadido a residência e estuprado as garotas.

A Polícia Militar informou que quando chegou à residência encontrou os estudantes Yuri Yan Câmara do Nascimento, 20, e Lamonier Fernandes Dantas, 24 anos. Eles receberam voz de prisão e durante contato com as autoridades policiais informaram que foram convidados pelas adolescentes para a relação sexual.










Da Redação com Márcio Rangel

4º Batalhão da PM inicia Operação Semana Santa em toda região do Brejo

O Tenente Coronel Valério e o Major Givaldo, comandante e subcomandante respectivamente deram início a “Operação Semana Santa ” em toda região do Brejo.

O objetivo da operação é a intensificação das atividades de policiamento ostensivo, onde nesses dias de feriado acontecerão diversas operações policias com o intuito de garantir a segurança e a tranquilidade durante as celebrações religiosa e de feriado prolongado.


Da Redação com 5ª seção / 4ºBPM

terça-feira, 26 de março de 2013

Notícias Após traição, namorado de Andressa do 'BBB13' desabafa no Facebook


"Desapeguei do passado e ando trazendo coisas novas pra minha vida. Quando o novo chega, você entende finalmente a importância desse processo", disse o rapaz



Desde que entrou no Big Brother Brasil 13, Andressa deixou claro que namorava há oito anos o advogado Jean Nunes. Mas o fato é que, durante a sua estadia na casa, a paraense acabou se apaixonando pelo colega de confinamento, o gaúcho Nasser.

Quando a relação dos dois na casa ainda não passava de um flerte, Jean disse, em entrevista concedida ao site da RPC TV, que não iria romper com a jovem sem conversar pessoalmente com ela antes. Mas, um mês e meio depois, o romance entre o casal esquentou e Jean, que até então havia se mantido em silêncio, decidiu falar sobre a traição em rede nacional.

O desabafo foi feito na tarde desta quarta-feira (27) através da página pessoal do advogdo no Facebook. Leia na íntegra:

"Parece que o mundo precisa sempre definir um lado bom e um lado mau da coisa. Dizer que não deu certo seria blasfêmia. Deu sim, certo demais, mas acabou. Senti na pele como uma confiança que leva anos para ser construída pode ser destruída em segundos. Eu agi com a minha maturidade emocional diante da dor. Assumi minha tristeza sem autopiedade e com humildade pra seguir em frente.O ruim é ser arrepender amargamente e ter que conviver com os fardos da sua consciência dia após dia. Graças a Deus, essa parte não ficou pra mim. Desapeguei do passado e ando trazendo coisas novas pra minha vida. Quando o novo chega, você entende finalmente a importância desse processo. E o futuro é bom... Não vou ficar lamentando dias perdidos na escuridão, não lamentem também", escreveu ele.



Matéria original: iBahia

FOTOS: Conheça a jovem indiana que tem cinco maridos, todos irmãos

Rajo Verma, uma indiana de 21 anos, leva uma vida bastante curiosa: ela tem cinco maridos (confira na foto em destaque), todos irmãos! Saiba como é a vida deles.


Todos moram juntos em um barraco de apenas um cômodo (ver foto acima) e a dona de casa dorme com um marido diferente a cada noite, fazendo um sistema rotativo. Tanto que ela nem sabe qual deles é o pai de seu filho. Ela afirma que no início achou tudo um pouco estranho.

Guddu foi o primeiro dos rapazes a pedir Rajo em casamento e afirma: "Nós todos temos relações com ela, mas eu não sou ciumento. Nós somos uma grande família feliz". Os dois estão casados há quatro anos, tornando Guddu seu único marido oficial.

Mas o costume de sua vila é que ela também tenha os outros irmãos como maridos: Bajju, Sant Ram, Gopal e Dinesh.

Na casa as tarefas são divididas: enquanto ela cozinha, limpa e cuida do bebê de 1 ano e meio, os irmãos trabalham em Dehradun, no norte da Índia.

Rajo explica que essa é uma tradição antiga: "Minha mãe também foi casada com três irmãos, então quando eu me casei eu sabia que teria que aceitar todos eles como meus maridos". E completa: "Eu tenho muito mais atenção e amor do que a maioria das mulheres".




Da Redação com R7

Pesquisa: prefeitos paraibanos querem Ricardo Coutinho no governo e Rômulo Gouveia no Senado


A Revista Tribuna realizou com os prefeitos da Paraíba uma pesquisa para constatar a preferência dos gestores na disputa estadual de 2014. Na edição 156, março de 2013, a Revista revela que o governador Ricardo Coutinho (foto), do PSB, e o vice-governador Rômulo Gouveia (PSD) são os mais cotados para o governo e o senado. O levantamento foi feito com os prefeitos no encontro que o Governo do Estado realizou com os gestores municipais, no dia 18 de fevereiro.

A pesquisa mostra que Ricardo Coutinho tem 50% da preferência para a reeleição e Rômulo Gouveia tem mais que o dobro do segundo colocado, com 37,2% da preferência na disputa pela vaga no Senado.

Lideranças que podem ser decisivas nas eleições estaduais, os prefeitos da Paraíba apontaram da seguinte forma a preferência para a disputa de 2014.

PARA GOVERNADOR

Ricardo Coutinho PSB – 50%;
Cássio Cunha Lima PSDB – 17,8%;
Aguinaldo Ribeiro PP – 7,1%;
Veneziano PMDB - 6,1%;
Ricardo Marcelo PEN – 4,6%;
Luciano Cartaxo 1%;
Não opinaram 13,2%.


PARA SENADOR

Rômulo Gouveia PSD – 37,2%;
Wilson Santiago PMDB - 17,8%;
Aguinaldo Ribeiro PP – 14,2%;
Cícero Lucena PSDB - 8,7;
Ricardo Marcelo PEN - 6,1%;
Veneziano PMDB – 6,1%;
Maranhão PMDB - 1%;
Não opinaram - 14,2%.





Da Redação com Assessoria

Vídeo de casal da região de Sousa fazendo sexo explícito cai na internet. CONFIRA AQUI!!


Um vídeo de aproximadamente 5 minutos de uma jovem da cidade de Marizópolis caiu na Internet e já foi postado em um site de vídeos pornográficos.

Na página do site, o vídeo mostra cenas de sexo e na legenda é exibido o nome da mulher. As cenas mostram cenas de sexo entre o casal e já recebeu milhares de cliques.

O vídeo se tornou um dos assuntos mais comentados na cidade de Marizópolis.

Quem tiver interesse em assistir o vídeo, acesse: http://www.xvideos.com 

Bom dia Paraíba!


Começando o dia com uma excelente notícia, especialmente para os servidores pensionistas e inativos do Governo do Estado têm uma nova forma de receber seu contracheque: nos terminais de autoatendimento do Banco do Brasil. 


A Paraíba Previdência (PBPrev), ao assumir o processamento da folha de pagamento destes servidores, viabilizou o aprimoramento de alguns serviços, dentre eles a impressão de contracheque em terminais bancários. Acesse

sexta-feira, 22 de março de 2013

Ricardo faz inaugurações e assina ordens de serviço em quatro municípios; veja os detalhes


O governador Ricardo Coutinho inicia a agenda administrativa desta sexta-feira (22) às 10h, no município de Cajazeiras, onde inaugura o ginásio da Escola Estadual Manoel Mangueira e assina duas ordens de serviço: para restauração da Escola Manoel Mangueira e para obras de esgotamento sanitário.

Às 14h, Ricardo preside a solenidade de inauguração da Estação de Tratamento de Água e da ampliação da Escola Estadual Adalberto Souza Oliveira, em Cachoeira dos Índios. Às 16h, será assinada a Ordem de Serviço para obras de esgotamento sanitário na cidade de São José de Piranhas.

No município de São João do Rio do Peixe, às 18h30, o governador assina Ordem de Serviço para pavimentação e drenagem de ruas.

Data: Sexta-feira (22)

- Inauguração do ginásio da Escola Estadual Manoel Mangueira, assinatura de Ordem de Serviço para restauração da Escola Estadual Manoel Mangueira e assinatura de Ordem de Serviço para Obras de esgotamento sanitário

Hora: 10h

Local: Ginásio da Escola Manoel Mangueira – Rua José Leite de Oliveira – Por do Sol – Cajazeiras/PB


- Inauguração da ETA (Estação de Tratamento de Água) e da ampliação da Escola Estadual Adalberto Souza Oliveira

Hora: 14h

Local: Rua Sérgio Moreira, s/n – Centro – Cachoeira dos Índios


- Assinatura da Ordem de Serviço para obras de esgotamento sanitário

Hora: 16h

Local: Rua Inácio Lira, s/n – Centro – São José de Piranhas/PB


- Assinatura da Ordem de Serviço para pavimentação e drenagem de ruas

Hora: 18h30

Local: Rua Adelino Pinto, s/n – Centro – São João do Rio do Peixe/PB

quinta-feira, 21 de março de 2013

Coisas que você não sabia sobre os carrapatos!


Os carrapatos trazem grande desconforto aos nossos cachorros e além da coceira também podem passar doenças. Cães são alvos fáceis para os carrapatos, já que por si só não conseguem combatê-lo. Para podermos acabar com esse parasita precisamos antes de mais nada entendê-lo, a seguir preparamos um conjunto de informações para te auxiliar no combate ao carrapato no seu cão.

O que são os carrapatos?


Carrapatos são pequenos aracnídeos parasitas que necessitam de sangue para sobreviver e reproduzir.
Os registros fósseis sugerem sua existência há pelo menos 90 milhões de anos e há mais de 800 tipos de carrapatos no mundo.
Eles não voam, não pulam (como as pulgas) e sim vão andando e se agarram no hospedeiro. Carrapatos possuem uma relação mais próxima com as aranhas e ácaros do que com insetos como pulgas. Eles podem atacar uma variedade grande de anfitriões, como cães, pássaros, gatos e humanos.
Geralmente atacam no início da primavera até o fim do verão. Podem ser encontrados em todos os cantos, desde áreas urbanas à parques e se proliferam rapidamente em um ambiente.
A maioria dos carrapatos não transmite doenças. Há, porém, uma variedade de doenças transmitidas por carrapatos e seus sintomas variam de acordo com o microbio (patogênese), assim como o tratamento.
Apenas duas famílias de carrapatos, Ixodidae (carrapatos duros) e Argasidae (carrapatos moles), são conhecidas por transmitir doenças aos seres humanos. Carrapatos duros possuem escudos ou placa dura em suas costas, enquanto carrapatos moles não.
Apesar das pessoas não poderem pegar essas doenças diretamente dos cães, carrapatos infectados podem morder os humanos e transmitir diretamente para o homem. Se o seu cão está exposto, você e sua família também estão.
Carrapatos possuem um ciclo de vida complexo que inclui ovos, larvas, ninfas e adultos machos e fêmeas. A larva, as ninfas e os adultos precisam de sangue. Geralmente , a fêmea adulta (carrapato duro) é que mais causa mordidas, já que  é comum que os machos morram após a copulação.
Apesar de que se não se alimentarem os carrapatos irão morrer eventualmente, muitas espécies podem sobreviver um ano ou mais sem uma refeição. Os carrapatos duros tendem a se alimentar por horas ou dias. A transmissão geralmente ocorre no final da refeição quando o carrapato está cheio de sangue. Carrapatos moles geralmente se alimentam por menos de uma hora. A transmissão de doenças nos carrapatos moles pode acontecer em menos de um minuto. A mordida de alguns dos carrapatos moles produz uma reação intensamente dolorosa.
Esquerda: Carrapato-vermelho-do-cão. Direita: Carrapato-estrela. Foto: Reprodução
No Brasil, os carrapatos mais conhecidos são: carrapato-estrela e o carrapato-vermelho-do-cão. O micuim, ou carrapato-pólvora, é a larva do carrapato-estrela, que, quando adulto pode ficar do tamanho de um feijão verde. O carrapato-vermelho-do-cão, de cor marrom-avermelhada, é considerado a espécie mais difundida em todo o mundo.
Os carrapatos carregam seu próprios minúsculos parasitas (protozoários e bactérias), que podem causar doenças muito graves em animais e seres humanos, uma vez que penetram na corrente sanguínea.
Dentre elas, as mais conhecidas no Brasil são: a febre maculosa (transmitida principalmente pelo carrapato-estrela), a babesiose canina e a erliquiose canina (transmitida principalmente pelo carrapato-vermelho-do-cão).
No Brasil não há um tratamento preventivo contra as doenças do carrapato. Por isso, é muito importante que você como dono sempre mantenha seu cão o mais livre de carrapatos possível.

Ciclo de vida do carrapato


Ovos: Podem ser milhares e, em duas semanas, estão prontos para dar origem às larvas.
Larva: Após eclodir do ovo, a larva procura imediatamente por sangue. Uma vez alimentada, volta ao solo e muda para a fase evolutiva seguinte.
Ninfa: Depois de mudar para ninfa, o carrapato procura por mais sangue. Uma vez alimentado, cai no solo e muda novamente, agora para a fase adulta.
Adulto: Já adulto, o carrapato procura por sangue outra vez. Quando estão cheias de sangue, as fêmeas se desprendem do hospedeiro para realizar a oviposição no ambiente.

Doenças de carrapatos:


Babesiose: Causa uma severa anemia que pode danificar o fígado, os rins e o baço, sendo o primeiro sintoma uma febre de mais de 41 º C. A urina fica escura por causa da presença de sangue.  Algumas vezes, a doença causa sintomas neurológicos, como ranger de dentes ou comportamento trôpego, e os cachorros morrem em quatro dias. Para tratar a babesiose, usam-se drogas antiprotozoárias. No Brasil, a maior incidência de casos de Babesiose se dá no nordeste, sendo menos comum nos estados do Sul e do Sudeste.
Erliquiose: Produz uma ampla variedade de sintomas, desde sangramento nasal, febre de até 40,5º C até a supressão do sistema imunológico. A opção para tratamento são antibióticos, como tetraciclina. São encontrados casos da doença em todas as regiões do Brasil (LEIA MAIS SOBRE A ERLIQUIOSE EM CÃES AQUI)
Doença de Lyme: Nos Estados Unidos, é a mais comum entre as doenças transmitidas por carrapato. No Brasil foram encontrados focos em São Paulo, Santa Catarina e no Rio Grande do Norte. O carrapato precisa sugar de 12 a 24 horas para transmitir a doença. Cães com doença de Lyme geralmente mancam, ficam desanimados e têm febre alta. Raramente, também apresentam erupção na pele, em formato de olho de boi, mas o pelo dificulta essa observação. O tratamento é feito com antibióticos.
Febre maculosa: Causa febre alta, rigidez, respiração difícil, vômito, diarreia, edema na pata e no focinho, e, finalmente, sangramento nasal, na urina e nas fezes. Para que se fique infectado, o carrapato precisa sugar no mínimo quatro horas. Antibióticos como doxiciclina revertem os sintomas em um ou dois dias, desde que a doença seja tratada logo no começo. A febre maculosa pode ser uma doença muito grave, levando muitas vezes à hospitalização e registrando sequelas e casos fatais. No Brasil, mais notados estão em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia e Pernambuco.
Paralisia do carrapato: Acredita-se que seja causada por uma neurotoxina existente na saliva do carrapato que, vagarosamente, paralisa o cachorro em um período de 48 a 72 horas. Se todos os carrapatos forem removidos, a paralisia normalmente desaparece em cerca de um dia.



terça-feira, 19 de março de 2013

Caneta 3D que desenha no ar, confira

Esta caneta utiliza o plástico ABS, o mesmo utilizado em impressoras 3D. O plástico é aquecido a partir da ponta da canete, este rapidamente endurece para manter a forma que o artista desenhou no ar. Vamos esperar para conferir a tecnologia e torce para que cheguem rápido ao mercado brasileiro. Será que o preço também será em 3D?





segunda-feira, 18 de março de 2013

Caso Esperança - Advogados vão recorrer ao TSE na tentativa de tirar Anderson Monteiro da prefeitura.

Por 4 x 3 o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba decidiu na sessão desta quinta-feira (14) anular a ação que gerou a inelegibilidade do candidato à prefeitura de Esperança, Anderson Monteiro no pleito do ano passado, no município de Esperança.

Partidários de Anderson Monteiro comemoraram a decisão nas ruas. A população ficou até a meia noite nas ruas fazendo festa.

Com a decisão, Anderson foi diplomado e empossado como novo prefeito da cidade. Atualmente, a presidente da Câmara a vereadora Cristiana Almeida é quem estava a frente da gestão, já que o segundo colocado, Nilber Almeida também estava inapto para o cargo, mas acabou sendo liberado pelo TRE na semana passada. 

Os advogados que atuam na defesa do candidato Nilber Almeida (PSB), que ficou em segundo lugar nas eleições em Esperança, irão recorrer da decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) que, nessa quinta-feira (14), deferiu o registro de candidatura do primeiro colocado, Anderson Monteiro, e determinou a sua posse imediata a frente da prefeitura do município. Antes de julgar o deferimento da candidatura, a Corte julgou e anulou o processo que gerou a inelegibilidade de Anderson.

Carlos Fábio Ismael, um dos advogados que atuam no caso em defesa de Nilber, disse que cabem recursos nos dois processos que foram julgados pelo TRE. Segundo ele, houve confusão e contradições nos dois casos que foram apreciados.


Fonte: PBAgora

GOVERNO ENTREGA LABORATÓRIOS DE ROBÓTICA A 150 ESCOLAS ESTADUAIS

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), está realizando a entrega de Laboratórios de Robótica a 150 escolas de Ensino Médio das 14 Gerências Regionais de Educação (GRE) do Estado. O investimento é de R$ 22,5 milhões oriundos do Tesouro Estadual. O objetivo da ação é estimular o estudo de conceitos multidisciplinares, abrangendo conteúdos como Física, Matemática e Geografia. “A ideia principal é propor ao aluno o projeto e construção de um experimento investigatório e exploratório”, explicou a gerente de Ensino Médio e Educação Profissional da SEE, Ana Célia Lisboa. De acordo com o gerente de administração da SEE, Flávio Barros, a entrega já aconteceu nas cidades que compõem a região metropolitana de João Pessoa e continua em todo o Estado. “Estamos entregando o laboratório em 150 escolas composto por diversos kits de temas diferentes e os professores das escolas que trabalharão com esses kits passarão por um processo de formação que será promovido pela SEE para que as atividades se iniciem nas escolas. A entrega é realizada, desde o início da semana, e esperamos que esta ferramenta possa dinamizar ainda mais as atividades do ensino médio durante este ano letivo”, explicou Flávio Barros. O Laboratório de Robótica possibilita aos professores trabalharem projetos lúdicos gerando situações de aprendizagem e possível desenvolvimento cognitivo, principalmente nas áreas de ciências exatas, da natureza e matemática. “Por meio de cada kit, os alunos montarão um robô e programarão seus movimentos, ou seja, sua interação com o mundo, por meio de sensores específicos que serão programados pelo computador”, destacou o gerente de informática da SEE, Dario Gomes. O Laboratório é composto por vários kits, além de fonte de alimentação (bateria recarregável) e caixa de armazenamento de peças.

sábado, 16 de março de 2013

BOM DE PESQUISA SIM SENHOR: Maranhão lidera corrida ao Senado seguido por Cícero e Rômulo; Ruy vem bem e Santiago aparece em 7


A pesquisa WSCOM/Consult que está sendo divulgada desde ontem pelo Portal WSCOM  traz a partir de agora os números da disputa para o Senado Federal, onde disputa promete ser acirrada, já que vários nomes gabaritados se apresentam para a única vaga em disputa nas próximas eleições. Os números da pesquisa espontânea mostram que 80% dos entrevistados ainda não sabem em quem votar. Quando a pesquisa é estimulada, este número cai para menos de 20%.

Na pesquisa estimulada foram apresentados nomes de nove pretensos candidatos que vêem sendo ventilados na mídia ou por seus partidos. Neste cenário com nove candidatos, o ex-governador José Maranhão (PMDB) lidera o grupo com 16,2% das intenções de voto. Ainda neste cenário, o senador Cícero Lucena (PSDB) aparece em segundo lugar com 10,85%, seguido de perto pelo vice-governador Rômulo Gouveia (PSD) com 10%.

O ex-prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego, do PMDB, embora já tenha se lançado para o governo, também foi lembrado para o Senado e aparece em quarto lugar com 8%.

A surpresa da pesquisa ficou por conta da boa aparição do deputado federal Ruy Carneiro (PSDB), que aparece logo atrás de Veneziano com 7,4% da preferência do eleitorado. Outro deputado federal, Wellington Roberto (PR) vem em seguida com 6,75%, enquanto o ex-senador Wilson Santiago (PMDB) se apresenta com 5,85%.

O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro (PP), e o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado estadual Ricardo Marcelo (PEN), aparecem em últimos com 2,35% e 2,3%, respectivamente.
Os que disseram que não votariam em nenhum dos candidatos somam 13,35% e os que ainda não sabem em quem votar são 16,95%.

A pesquisa ouviu dois mil eleitores em 69 cidades do estado divididas em sete regiões. A margem de erro é de 2,3% e a contabilidade é de 95%.

terça-feira, 12 de março de 2013

Professor mata a mulher e ganha pensão por morte em São Paulo


Com riqueza de detalhes, o professor de matemática Claudemir Nogueira mostrou à polícia em 2010 como enforcou a mulher com um fio, dentro de casa, em bairro de classe média na zona sul de São Paulo, um ano antes.

À Justiça, manteve o relato. Também admitiu o crime a peritos do governo estadual.
Apesar das confissões a diferentes braços do poder público, Nogueira, 48, recebe mensalmente pensão do INSS pela morte da mulher, que ele assassinou. Só em 2010, foram R$ 19 mil, segundo documentos obtidos pela Folha.
Nogueira também continua recebendo os vencimentos por ser professor da rede estadual, no valor de R$ 2.509 ao mês. Atualmente, ele trabalha em atividades burocráticas da pasta, após ter sido afastado das salas de aula.
"Você consegue imaginar a nossa revolta?", afirmou Samiha Tauil, tia da vítima, a fisioterapeuta do Sesi Mônica El Khouri, que tinha 37 anos quando foi assassinada.
"Ele matou a Mônica, confessou em várias instâncias e está nessa situação confortável, com pensão e salário do Estado", disse Samiha.
Segundo a Promotoria, Nogueira matou a mulher porque havia sacado todo o dinheiro dela. Já o professor disse à Justiça que ele perdeu o controle após discussão.
Até o momento, Nogueira não ficou nenhum dia preso, pois não possui antecedentes e não oferece mais risco às investigações, avalia a Justiça.
Ele ainda não foi julgado porque a defesa entrou com pedido para tentar tirar o caso do Tribunal do Júri.
Uma das lutas da família da vítima hoje é cancelar a pensão dada a Nogueira e transferi-la para a mãe de Mônica.


O Ministério da Previdência Social, responsável pelo INSS, e o próprio instituto foram avisados pelos familiares da fisioterapeuta ao menos quatro vezes sobre a situação.
O primeiro protocolo foi feito há mais de dois anos --sem resposta até hoje.
À reportagem, o INSS não explicou o porquê de a pensão estar mantida. O Estado disse que o docente responde processo disciplinar, "com amplo direito de defesa".
Nogueira admitiu o crime também a três médicos peritos do governo estadual.
As declarações foram dadas quando ele pediu licenças, dizendo estar abalado com o crime. Os afastamentos foram aceitos, mas a informação não foi repassada a outras instâncias à época.
A defesa de Nogueira não quis se manifestar à reportagem sobre a situação dele.
Para Marcus Orione, pesquisador da USP em direito previdenciário, o fato de o réu não ter sido condenado o beneficia, ainda que ele tenha confessado o crime.
"Um problema aí é a lentidão da Justiça. Se ele já tivesse sido condenado, por crime de 2009, provavelmente já teria perdido os benefícios."

10 mulheres que tentaram ficar mais binitas, mas algo deu muito errado

Ficar bela a todo custo as vezes não é a melhor opção. Existe pessoas que buscam fórmulas para se tornarem mais atraentes, infelizmente nem tudo é bem sucedido.








Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...